Quem somos

História

É difícil falar da instituição, sem antes falar do fundador e CEO do Instituto PEB. Sua história de vida é a grande motivação da instituição.

Praticante e amante do Basquete, fruto de projeto social esportivo na sua infância, o CEO e Fundador do Instituto PEB, idealizou o projeto durante sua graduação no curso de Ed. Física (2014), curso que agradece muito ao basquete e ao seu amigo Leandro Silva, que oportunizou sua volta ao meio esportivo.

Com 12 anos de idade, na mesma quadra que conheceu o basquete, foi assediado pelas drogas e amargou consequências ruins com o seu uso. Com a ajuda de amigos e familiares, ao 24 anos, se libertou do uso compulsivo ressignificando sua vida.

Voltou ao estudos, constituiu uma empresa, se formou em gestão financeira, se tornou pai, e passou a dedicar parte de seu tempo com ações sociais junto à Casas Lares da Serra.

A intenção sempre foi a de retribuir tudo que recebeu, e depois de 14 anos a frente de uma empresa do setor de rochas ornamentais, saindo de um problema de saúde, causado pelo excesso de trabalho (estresse), mais uma vez resolveu ressignificar sua vida.

Abriu mão da boa vida que conquistou, encerrou algumas parcerias que tinha enquanto empresário, e decidiu se dedicar aos estudos da disciplina de Educação Física onde, durante o curso, surgiu a idéia de criar o Projeto Educa Basquete.

Naquela época (2016) com 40 beneficiários, buscava transmitir não só os seus conhecimentos como atleta e futuro professor, mas sua experiência de vida, focando na transmissão de valores importantes para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. O que era para ser somente um projeto de vida pessoal, tornou-se no que é hoje, o INSTITUTO PEB.

As ações são pautadas na transmissão de valores e no desenvolvimento social. O basquete é utilizado como ferramenta de inserção de seu público alvo para uma vida mais saudável, e a outras ações socioassistenciais, além de ser a modalidade que a instituição tem nítido interesse de disseminar no Estado do ES.

Em 2016, próximo a concluir uma graduação de Ed. Física, o CEO e Fundador do INSTITUTO PEB, munícipe de Serra – ES, ex atleta de Basquetebol, desejando colaborar com o desenvolvimento de crianças e adolescentes de comunidades periféricas, estruturou um pequeno projeto com o intuito de ocupar o tempo ocioso do seu público alvo em contra turno escolar, ensinando Basquetebol. Surgia o projeto EDUCA BASQUETE! Tudo começou, de forma despretensiosa, na comunidade de Serra Dourada I. 

Em 2017, diante das inúmeras evidências de vulnerabilidade que surgiam durante as aulas de basquete, com o apoio de amigos e comerciantes locais, fundou-se o Instituto PEB. O Estatuto Social foi elaborado e registrada no dia 19/09/2017. Começava então uma jornada de muita resiliência.

Em 2018, ampliando suas ações e atividades para outras comunidades, chegando a ocupar 03 quadras dentro do município de Serra, percebeu-se a necessidade de reforçar as ações socioassistenciais. Criaram então o Projeto Fortalecendo Laços, que de forma paralela e integrada ao Projeto Educa Basquete complementa as ações sociais gerando protagonismo, criticidade, com uma metodologia pautada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos sugerido pela SEMAS.

Em 2019, com sua estrutura definida, a busca por desenvolvimento organizacional se inicia. Estudar passa a ser prioridade para a Organização. Gestão de projetos com a PMI, curso sobre o MIROSC na ESESP, capacitação na Jornada Origame com a Íris Impacto Social, imersão no Encontro Nacional do Terceiro Setor, entre outros meios de aquisição do conhecimento. Em paralelo mais de 1.000 pessoas eram impactadas naquele ano.

Em 2020, com a inesperada Pandemia do COVID-19, os projetos foram interrompidos e o enfrentamento dos impactos causados pelo vírus passou a ser o foco da OSC. Máscaras de proteção passaram a ser produzidas e distribuídas para as comunidades, além de cestas básicas, gerando renda e trabalho para mais de 190 costureiras e impactando mais de 7.000 pessoas diretamente. Em paralelo, os estudos não pararam. Selecionada para a Falcons university, iniciativa da Gerando Falcões que tem o propósito de formar empreendedores sociais, e pela Phomenta, através do programa Reforça, o ano foi de muito estudo e aprendizado. Outras capacitações foram realizadas também.

2021 foi um ano de retomada das ações e atividades desenvolvidas que eram realizadas antes da pandemia do COVID-19. Com a abertura de mais uma unidade, esta situada na comunidade de Boa Vista II, os serviços foram, gradativamente, normalizados em suas unidades. A nova unidade iniciou os atendimentos no mês de março, e a unidade de Eurico Salles só voltou a funcionar no meio do ano letivo. A unidade de Laranjeiras, devido a problemas internos da associação de moradores – parceiro que cede o ginásio para o desenvolvimento das atividades, não pode retornar com seus atendimentos, o que só aconteceu no ano seguinte.

Em 2022, tudo se normalizou. O ano foi de comemoração! Foi um ano para agradecer e festejar a vida de todos os beneficiários da instituição depois de enfrentar 2 anos de muita restrição devido a pandemia. O ano foi marcado pela comemoração dos 5 anos do INSTITUTO PEB e pela ampliação das ações de capacitação junto aos pais/responsáveis e demais munícipes residentes no território da instituição. Mais de 60 pessoas se formaram no curso de informática e rede social lançado pela OSC, 232 crianças/adolescentes participaram dos serviços ofertados, e mais de 190 famílias receberam o Vale Gás, benefício concedido em parceria com a  Gerando Falcões e a empresa Ultragás.

2023 promete grande desenvolvimento para a instituição. Com um projeto aprovado pela Lei de incentivo ao Esporte, a expectativa é de ampliação de seus serviços para outros municípios, passando a atuar em dois turnos e com equipamentos de primeira qualidade. Só nas unidades tradicionais (Boa Vista, Eurico Salles e Laranjeiras) espera-se atender mais de 180 crianças/adolescentes com as ações esportivas da OSC.

Ocupando uma cadeira no CONCASE (Conselho Municipal da Criança e Adolescentes de Serra-ES), e no CMJ (Conselho Municipal da Juventude de Serra-ES), reconhecida como utilidade pública municipal desde 2019, a preocupação da OSC neste ano, é a de ocupar espaços para a discussão de políticas públicas para a garantia e segurança dos direitos de seus beneficiários.

Quer fazer parte dessa jornada? Gostaria de ajudar no impacto social da institução? Entre em contato para mais informações. Há diversas formas de você ajudar. Muitas, sem a necessidade de investimento financeiro.

Participe! Colabore! Doe!

A Bola Não Pode Parar de Quicar! Doe, Colabore!

Enquanto a pobreza, a injustiça e a desigualdade persistirem, nenhum de nós pode realmente descansar. Não é preciso muito para mudar uma vida, entre em contato hoje e comece a fazer a diferença.

Em breve